5 lições de marketing que podemos aprender com as bandas de rock mais influentes do mundo

Hoje é dia de marketing, ops, rock, bebê!

O marketing digital é um conjunto de estratégias, ações e informações voltadas para a promoção de um negócio ou pessoa nos meios digitais.  Através dele é possível criar relacionamentos mais humanos com o público-alvo, mensurar resultados em tempo real, atrair novos negócios  e medir a possibilidade de compra de novos consumidores.

Agora que você já sabe o que é marketing digital, que tal dar uma olhada nas lições de marketing que as bandas de rock mais famosas do mundo deixaram para gente?

Hey ho, let’s go!!!

Crie sua marca

Uma marca é um sinal capaz de identificar sua empresa no mercado, distinguindo ela de outras milhares de empresas, talvez até do mesmo ramo que a sua.

A banda KISS soube fazer isso muito bem. Quem não lembra daquelas caras pintadas e línguas para fora? Pavor de algumas criancinhas (minha mãe, quando criança, tinha medo dos pôsteres pendurados no quarto do meu tio) e delírio dos KISSsoldiers (os caras tem um fã clube fundado em 1975 chamado Kiss Army), o KISS tem seu logo e rostos estampados desde preservativos até caixões. É verdade!

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Uma marca não significa necessariamente ter um logotipo, um slogan ou um nome, mas também é um modo de ser, é a digital do seu negócio. É como você se comunica com seus seguidores nos Instagram ou Facebook, é a forma como escreve no seu blog.

O segredo aqui é enxergar seu negócio a partir dos olhos de seus consumidores. O que eles pensam quando veem sua marca? Qual a sensação que ela passa? Ela está em concordância com a filosofia do seu negócio? É autêntica?

Invista nas redes sociais

Os Beatles chegaram à massa numa época em que não existia internet. Tudo o que eles tinham eram seus shows, eventos ao vivo, rádio, televisão e discos. Então, a única forma de viralizar era estar presente em todos esses canais.

Portanto, certifique-se de que seu público-alvo pode encontrar e consumir seu conteúdo de várias maneiras. Use posts no Facebook, imagens, vídeos, podcasts, webinars, infográficos, e-books…enfim, tudo o que fizer sentido para seu público e que esteja em consonância com a filosofia de seu negócio.

Espalhe seu conteúdo e engaje seus fãs

Lá em 1998, cinco anos antes de existir o MySpace, David Bowie criou o seu próprio provedor, o Bowie.net com a finalidade de, em suas palavras, “criar um ambiente em que todos os fãs pudessem acessar um vasto arquivo de música e informação, além de expressar pontos de vista e trocar ideias”.

Bowie.net provedor lançado por David Bowie
Foto: The Guardian/Reprodução

Com o site no ar, um e-mail de contato e um kit de acesso à internet, no mesmo ano o Biquíni Cavadão lançou o disco biquini.com.br. No ano seguinte ainda gravaram um novo disco transmitindo as fotos diretamente do estúdio através de um diário eletrônico. Não existia Fotolog na época, mas obviamente, isso não foi problema para os caras.

Já os Beatles criaram uma revista mensal, a The Beatles Book Magazine, com triagem de 330.000 cópias mensais, a revista levava conteúdo oficial e autorizado de John, Paul, George e Ringo a leitores sedentos pelos meninos de Liverpool.

O que eles têm em comum? Eles souberam entender o que os fãs queriam e então, além de produzirem seu conteúdo, o levaram a seus fãs, se comunicando com eles mesmo em épocas onde não havia internet. Portanto, espalhe seu conteúdo pela internet, esteja presente onde seu público-alvo está e acima de tudo, converse com ele!

Como Noel Gallagher disse uma vez: “Tudo isso será esquecido, mas nossos discos ficarão nas lojas para sempre”. Isso nos leva a outro tópico…

Crie conteúdo atemporal

É, Noel estava certo. Em 2013 Wonderwall foi eleita a melhor música britânica de todos os tempos e Don’t Look Back in Anger voltou às paradas musicais neste ano após uma multidão entoar o single durante um memorial para as vítimas do atentado em Manchester.

Assim como as músicas dos irmãos mais encrenqueiros do rock britânico, seu conteúdo também deve ser atemporal. Remasterize seus posts através de conteúdos evergreen, ou seja, escreva conteúdos que possam ser melhorados ao logo do tempo e que sejam capazes de gerar acessos ao seu blog de forma contínua.

Evolua sempre

Atualize seu conteúdo periodicamente nas redes sociais, mantenha a frequência de postagem, se adapte e aceite a opinião de seus seguidores. Após o fim do Oasis, Noel e Liam continuam produzindo em carreira solo. Mesmo com álbuns incríveis e muito bem posicionados, os caras não param nunca e tem engajado cada vez mais fãs saudosos através de suas novas músicas.

Don’t stop!

E aí, quer saber se você já é um Rockstar?  Então Faça um raio-X do marketing digital da sua empresa e descubra seu desempenho.

raio-x-marketing-digital

Bom, agora que você já sabe como anda seu desempenho em marketing digital, que tal aproveitar para fazer o planejamento de sua nova campanha ao som dessa playlist que fiz especialmente para comemorar o dia do Rock?!