A importância de eventos e de um bom networking como estratégia de marketing

Segundo Adam Rifkin, considerado o melhor networker do Vale do Silício pela revista Fortune, fazer algo por sua rede de contatos diariamente é essencial.

Em meio a cálculos de CAC (custo de aquisição do cliente), ROI (Retorno sobre investimento), likes, métricas de engajamento, conversão, estratégia e planejamento de ações de marketing digital, vale salientar: as relações humanas são humanas, ponto. Vendemos produtos ou oferecemos serviços para pessoas, que são o nosso público final. Então, estar presente no cotidiano do cliente se torna fundamental para criar relacionamentos duradouros e confiáveis. Mas como fazer isso?

O que é networking?

Networking nada mais é que o estabelecimento de uma rede de contatos, ou seja, grupos de pessoas que possuem interesses em comum. O networking abrange determinados processos em sua rede para supostamente conseguir subir na carreira.

Como manter seu networking ativo com estratégias on e offline

  • Agregue valor: comece cumprindo os prazos estabelecidos, assim seus possíveis contatos terão credibilidade para fechar negócios em sua empresa.
  • Surpreenda positivamente o seu cliente: a busca pela excelência no trabalho é essencial para negócios bem sucedidos e agregam valores recorrentes e consistentes.
  • Marque encontros sunset: marque reuniões que descontraiam e “quebrem o gelo” na comunicação com seus clientes, como por exemplo um café para discutir sobre projetos.

Lembre-se que nem só de e-mails e likes mantém-se um relacionamento, fazer reuniões e contatos diretos, cria-se uma base sólida com experiências insubstituível.

  • Apresente algo diferente para os seus clientes constantemente: envie conteúdos relevantes que nutra positivamente o seu cliente com artigos, vídeos, relatórios, planilhas e entre outros. Vale investir em estratégias de inbound para fortalecer o relacionamento.
  • Fortaleça relação com seus contatos relevantes: faça uma lista de pessoas relevantes, priorize as principais pessoas que você passou mais tempo nos últimos 3 meses. E veja se encaixaria mais alguém em sua lista de relações.
  • Descubra quem é o super-conector de sua rede: sabe aquela pessoa que te apresentou para diversas pessoas? Invista nela, isso pode te ajudar a aumentar o leque de contatos.
  • Planeje e invista em eventos de marketing ou encontros de networking: é sempre bom reservar fundos para eventos que te ajudarão no relacionamento com pessoas de todo o País. Faça um planejamento com orçamentos de eventos datados para o ano em curso e programe-se e sua equipe para visitar ou até mesmo para participar.

Dois convites especiais para fortalecer seu networking

Participe do 1º Link Interior

No dia 21 de agosto será realizado no SEBRAE Araraquara o 1º  Link Interior, que é uma conferência de marketing digital organizada pelo SEBRAE Araraquara com apoio da Agência Digital Cooperative. A proposta desta primeira edição é colocar em pauta assuntos de marketing digital, promovendo debates, trocas de experiências e network entre os participantes. Para o evento, é esperado um público de 150 pessoas entre empresas de todos os portes, empresários, empreendedores, profissionais de marketing, estudantes e entusiastas da nossa região.  Uma ótima oportunidade para colocar as dicas de networking em prática, não acha?! Para se inscrever, basta acessar o site www.linkinterior.com.br.

Conheça o Café Empreendedor aqui em Taquaritinga

Se você busca fortalecer sua rede de contatos aqui na cidade de Taquaritinga, o nosso convite é para que você conheça o Café Empreendedor que acontece toda terça-feira às 8:00 na Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga. O Café Empreendedor é uma rede de empresários e empreendedores conectados exclusivamente para fazer negócios. Gostou da ideia? Então te esperamos lá! Bons resultados!