Como aumentamos em 82% as vendas de depilação da Clinica Pilares

Quando se fala em marketing para aumentar vendas muitas empresas tem uma opinião formada de que irão precisar de altos investimentos, campanhas gigantes e muito esforço para conseguir bons resultados. Com exceção do esforço, o objetivo desse post é mostrar como uma estratégia direcionada custando menos de R$200 (duzentos reais) lotou os horários da nossa cliente Clinica Pilares.

A cliente

A Clinica Pilares é uma evolução do trabalho da Fisioterapeuta Fernanda De Annunzio. Com mais de 10 anos de experiência na área de fisioterapia, em 2013, Fernanda decidiu empreender e começou a atender seus pacientes em sua casa.

Cliente da Cooperative desde 2013, a fisioterapeuta Fernanda De Annunzio, proprietária da Clinica Pilares, sempre acreditou no poder da internet para propagar seus serviços e se sustentou nesse canal de divulgação para vender mais e investir em um novo prédio com espaço mais amplo para atender sua demanda de pacientes.

No início, oferecendo aulas de pilates, tratamentos para reabilitação e serviços de estética, com a propagação da marca na internet e mudança para o novo prédio, a Clinica Pilares hoje oferece serviços de Fisioterapia e Pilates, Estética, Educação Especial e Nutrição.

A forma de consumir mudou

Foi se o tempo em que as pessoas compravam um serviço apenas por verem algo nos meios tradicionais de divulgação, com a propagação da internet o acesso a informação se tornou um grande influenciador das compras, ou seja, os clientes passaram a pesquisar e saber mais sobre um produto, serviço ou empresa antes de comprar.

Atenta a essa mudança, em 2017, a Clinica Pilares apostou na criação de um site para estar presente na internet quando seus pacientes procurassem pelos serviços oferecidos na clinica e embora em pequena escala, os 200 acessos mensais ao site rendem boas oportunidades de vendas.

O que faltava na clinica?

Mesmo tendo um rol de serviços com bastante rotatividade na clinica, a depilação a laser era algo que ainda não havia deslanchado. Embora com diversas ações para o público interno, utilização de equipamentos de alta qualidade, os pacientes ainda tinham a opinião de que era um serviço caro.

Os posts nas redes sociais faziam bastante sucesso, mas a adesão era pequena. Foi então que uma análise desses dados permitiu entender haviam clientes, mas faltava esclarecer os benefícios do tratamento.

A receita do sucesso de vendas

Não, não existe uma fórmula mágica, mas existe uma estrutura de processos e ferramentas que têm gerado grandes resultados para empresas que aplicam esse modelo de divulgação.

Inbound marketing

Conforme conceitua o site da Resultados Digitais, “a metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.”

A ideia desse processo é ter o primeiro contato com o cliente e a partir daí encantar o cliente para que ele permaneça na base. É importante ressaltar que a informação é um dos principais fatores de decisão dos clientes, portanto ter um canal que leve informação para esclarecer todas as dúvidas de seus seguidores é um bom caminho para fidelizá-los.

Gestão de leads

Não basta ter acessos no site se a empresa não saber quem são esses clientes. Nesse ponto o caminho para conhecer o que seus clientes fazem no site é ter uma ferramenta de monitoramento de acessos como o Google Analytics e um software de gestão de leads como o RD Station.

Esses softwares permitem que você saiba o que chamou atenção do visitante do site, as páginas que ele acessou e quando ele fez o primeiro contato com a empresa. Com essas informações em mãos o atendimento é muito mais assertivo, ou seja, sua empresa pode oferecer serviços e produtos sobre medida para o cliente.

A soma de tudo e o sucesso de vendas

O aumento de 82% no número de pacientes para depilação a laser na Clinica Pilares foi resultado de uma campanha de inbound marketing que trouxe para o site e página do Facebook, clientes interessados no serviço. Com o contato dos leads, a equipe de vendas da clinica fez a lição de casa e entrou em contato com os interessados para esclarecer as dúvidas sobre o tratamento e concretizar os agendamentos.

 


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