Em tempos de crise, vá de Marketing Digital

Em meio a uma crise econômica que afeta vários países no mundo, inclusive o Brasil, se destacar no mercado é essencial para superar o momento crítico. Uma das grandes sacadas para estes tempos é continuar atraindo clientes investindo pouco e é aí que entram as estratégias de Marketing Digital, que possuem um retorno rápido e chegam a quem provavelmente comprará da sua empresa.

Confira algumas dicas:

Planejar é preciso

Assim como qualquer atividade e investimento de uma empresa, planejar as estratégias de marketing é o primeiro passo para não perder dinheiro. Definir metas, duração das atividades, valores de investimento e público-alvo farão com que sua empresa diminua os erros com a divulgação e leve seus produtos aos seus potenciais clientes.

Objetivos e resultados reais

As ações de marketing digital permitem uma mensuração real das estratégias, por exemplo, você cria uma campanha no Facebook para atingir 2000 mulheres na sua cidade com idade entre 18 e 25 anos e investe R$15 para essa ação. Durante a execução é possível acompanhar se os resultados estão sendo alcançados e ao final da campanha tem-se dados reais para tomada de decisões, ou seja, será possível ver se seu anúncio realmente chegou à essas mulheres e quais foram as ações decorrentes dessa ação.

O site Ingage Digital ressalta a importância de não se criar falsas expectativas no planejamento:

Listar objetivos é essencial para motivar ações, seja de empresas ou de pessoas. Mas quando você traça objetivos muito fora da realidade, você está alimentado frustrações sem nem mesmo começar a trabalhar. O ideal é apontar objetivos razoáveis, que levem em consideração o tamanho da sua empresa, o alcance atual da sua marca, sua equipe e, principalmente, o investimento que você pode realizar.

Os resultados no Facebook são apresentados em tempo real, com isso é possível medir o retorno de cada centavo investido. Dessa forma é fica mais fácil saber se uma estratégia de divulgação está dando certo ou não, evitando gastos desnecessários.

Frequência das campanhas

Ações de marketing digital geralmente tem resultados quase que instantâneos, por isso é super importante produzir conteúdo de qualidade e com uma frequência que não incomode o seu cliente. O ingrediente de sucesso nas ações de marketing digital é produzir conteúdo que seja relevante para seu público, ou seja, não adianta ficar enchendo a linha do tempo de seus seguidores com conteúdos que não são de seu interesse. Outro ponto interessante é que as pessoas buscam sempre por coisas novas e atuais, então se você postou algo no Facebook há um mês e vem republicando ou compartilhando seu próprio conteúdo, é bem provável que esteja perdendo tempo e causando desinteresse do seu público,

Vários canais de divulgação

Escolher a melhor ferramenta para divulgar sua empresa é outro ponto importante para sua empresa atingir as metas estabelecidas.

Facebook: A rede social possui mais de 1,3 bilhões de usuários e possui ferramentas voltadas para empresas como as Fan Pages, ferramentas de impulsionamento e segmentação. Ações de marketing digital no Facebook, costumam proporcionar grandes resultados com pouco investimento.

Google: Aparecer no maior serviço de buscas do mundo também é uma estratégia bastante interessante de marketing digital. O Google oferece serviços de geolocalização, permitindo que o internauta e chegue até sua empresa, bem como oferece anúncios digitais para sites institucionais e lojas virtuais.

Também é possível criar ações em serviços como Twitter, WhatsApp e Instagram

Em tempos de crise, ações bem planejadas de marketing digital são excelentes alternativas para divulgar a empresa sem apertar o orçamento, uma vez que os investimentos são baixos e os resultados significativos e totalmente mensuráveis.


Publicado em: