Terceirização: entenda os benefícios e comece a aplicar na sua empresa

Planilhas, produtividade, questões burocráticas. O trabalho de um gestor não é fácil e ter que interromper essa rotina para cuidar de assuntos que não são relativos ao core business da empresa é no mínimo improdutivo.

Diante de tanta demanda é fundamental prezar pela otimização de processos e redução de despesas para alcançar mais produtividade. Neste cenário, uma alternativa tem se destacado na gestão corporativa: a terceirização de serviços.

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização de serviços é o ato de contratar mão de obra através de outra empresa que tem o papel de intermediar a execução do trabalho entre empresa e trabalhador, além de arcar com o vínculo e responsabilidades trabalhistas.

Por exemplo: você tem uma loja de artigos infantis e precisa fazer uma campanha de marketing para a liquidação de brinquedos para o dia das crianças. Sua equipe é pequena e não tem tempo suficiente para suprir essa demanda, pois todos os funcionários estão focados em tarefas relacionadas à venda e gestão da loja. Uma solução viável é contratar uma empresa especializada em marketing que faça essa campanha, assim você não precisa se preocupar com questões relativas à execução do projeto.

Quais os benefícios da terceirização?

1. Manter o foco no core business da empresa

O primeiro benefício a ser gerado pela estratégia de terceirização é manter os gestores dedicados ao negócio da empresa, preocupando-se com questões estratégicas. Neste cenário, os gestores podem direcionar seus esforços e conhecimentos para aperfeiçoar a gestão e atingir os resultados projetados.

2. Conhecimento de especialistas e redução de custos operacionais

Outro ponto a ser observado é o fato de poder contar com equipes compostas por profissionais especializados e experientes na área. Assim, outro benefício importante é a profissionalização das tarefas comparadas ao investimento. Contratando uma equipe especializada é esperado que as tarefas sejam executadas com maior qualidade técnica sem precisar realizar investimentos em treinamentos, folha de pagamento ou capacitações internas já que estes custos são de responsabilidade da empresa prestadora, que deve disponibilizar profissionais qualificados para a execução do trabalho.

3. Expansão estruturada do negócio

As empresas especializadas investem constantemente em qualificação e novas tecnologias para manter seu diferencial competitivo. Além disso, elas são capazes de sustentar o crescimento da operação sem a necessidade de grandes investimentos em tecnologia, capital humano ou infraestrutura. Desta forma, a empresa contratante pode priorizar seus recursos financeiros em projetos diretamente ligados à sua estratégia corporativa, podendo expandir seu negócio de forma estruturada.

Voltamos à loja de artigos infantis: além de precisar de um funcionário (ou mais) para a execução da campanha, será preciso também computadores e softwares capazes de suportar a carga de trabalho e viabilizar a produção das peças publicitárias. Com a terceirização, além de economizar com folha de pagamento, essa loja não vai precisar se preocupar com a compra de equipamentos ou softwares necessários à execução dos serviços, essas responsabilidades são todas da empresa contratada.

A empresa que contrata pode focar em parcerias com outras empresas ou fornecedores e na otimização do tempo dos gestores e profissionais. Desta forma é mais fácil planejar ações de expansão para o negócio.

E quando o negócio precisa de ajuda para estruturar seu core business?

É comum a procura por empresas ou recursos que ajudem na estruturação do core business do negócio. Neste caso, são recomendadas as consultorias empresariais. A consultoria tem a intenção de ajudar a melhorar e otimizar processos e questões organizacionais a fim de reduzir custos de projetos, elaborar estratégias de desenvolvimento com foco em metas e análise constante de indicadores para manutenção dos padrões administrativos ou até mesmo com foco em crescimento (franquias, filiais ou faturamento).

Tendo em vista os inúmeros benefícios da terceirização, que tal começar hoje mesmo a implantar na sua empresa?