Entenda por que as redes sociais são importantes para o seu negócio

Já se foi a época em que estar presente nas redes sociais era um diferencial para as empresas. Hoje, estar nas redes sociais significa estar onde seu público está e isso facilita o relacionamento e até a conquista de novos clientes.

As redes sociais se consolidaram como poderosas ferramentas de relacionamento com clientes e com a comunidade e cada vez mais empresas têm utilizado desse recurso, seja para se aproximar de seus consumidores, disseminar conteúdo, ganhar mercado frente a concorrência ou até mesmo conquistar novos clientes.

Você pode usar as redes sociais para:

  • Ter um canal de comunicação com seus clientes

Tão importante como atender um cliente que entra na sua empresa, atender bem nas redes sociais é fundamental. Os clientes irão perguntar, tirar dúvidas, solicitar produtos e serviços e você pode fazer tudo isso online. Aqui vale ressaltar que quem interage pelas redes sociais espera ser atendido tão bem como presencialmente.

  • Divulgar sua marca e construir autoridade
  • Disseminar conteúdos e promover educação de mercado

As redes sociais permitem a disseminação de fotos, vídeos e links de websites. Cada tipo de conteúdo agrada melhor um grupo de usuários. Conhecendo essa informação é possível produzir conteúdos que fazem sentido para seus seguidores e em um formato que atende suas necessidades.

  • Criar uma comunidade de pessoas que engajam com sua empresa

Seu público pode curtir, compartilhar e comentar seus conteúdos gerando mais engajamento para sua marca. De acordo com o estudo “Engaged Social Followers Are Your Best Customers”, pessoas engajadas com um uma marca estão 2 vezes mais propensas a comprar.

  • Veicular anúncios

Entregar o conteúdo certo para a pessoa certa é fundamental para que uma ação de marketing tenha um resultado positivo, os anúncios feitos em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn permitem segmentar minuciosamente o público de uma campanha e consequentemente entregar uma mensagem comercial cada vez mais individualizada.

  • Gerar leads

As redes sociais são um canal poderoso para divulgar materiais ricos e assim fazer a captação de leads para seu negócio.

  • Vender

Se uma marca se relaciona bem com seus clientes, fornece conteúdos informativos e relevantes em suas redes sociais e mantém um bom engajamento com seus seguidores, no momento em que oferecer um produto ou serviço terá grande possibilidade de fechar uma venda. O Facebook e o Instagram têm lançado vários recursos para que as vendas sejam iniciadas e finalizadas diretamente em suas plataformas. Também é possível direcionar o usuário para um site e realizar a venda por lá.

Em quais redes devo estar presente?

Em primeiro lugar é preciso definir onde faz sentido que seu negócio esteja presente. Uma forma de se fazer isso é definir uma persona e então monitorar em qual rede social ela está majoritariamente presente, outra maneira mais fácil – porém menos eficaz – é criar um perfil na rede social e ir testando.

Se você é um artista, por exemplo um cantor, é bem provável que seu público esteja em plataformas de distribuição de músicas e redes sociais como Youtube e Facebook do que no LinkedIn. Já, se você tem uma empresa de consultoria em negócios o LinkedIn pode ser uma boa aposta.

O pulo do gato: estratégia!

Estar presente nas redes sociais vai muito além de somente fazer publicações. O pulo do gato é ter uma estratégia bem definida com posicionamento da marca, planejamento das publicações, monitoramento de campanhas e gestão de resultados.

Para garantir que tudo saia dentro do que foi planejado é necessário ter um responsável por implementar este processo e assim garantir o sucesso da sua estratégia.

Aqui na Cooperative quem faz este trabalho é o analista de social media. Ele garante que as estratégias definidas para as redes sociais estão sendo executadas em conformidade com o planejamento e que estão gerando mais resultados para a área de marketing.

Vamos começar?

Agora que você entendeu a importância das redes sociais para seu negócio, que tal agendar um uma conversa com um de nossos especialistas para colocar sua estratégia no ar?

Deixe um comentário

Rolar para o topo