O mundo mudou bastante nos últimos anos, a forma de empreender e
gerir um negócio também. E com isso o marketing também mudou. Com
foco maior em comportamento de consumo e não só em dados
geográficos e na oferta de produtos e serviços para os clientes que
realmente os buscam e na hora que os buscam, o marketing evoluiu
bastante mas ainda existem alguns mitos em que muita gente acredita e
que precisam ser esclarecidos para quem vai começar agora sua
estratégia de marketing digital.
O que funciona e o que não funciona no marketing digital
É muito comum ouvirmos por aí de alguns gestores, profissionais
envolvidos no marketing ou até conhecidos que “só a estratégia X
funciona” ou “estratégia Z não dá resultado”. Antes de
adotar preposições deste tipo como verdades e transformar elas em
práticas, devemos estudar e entender muito bem o contexto no qual
estão envolvidas.
O ideal é entender que cada empresa tem sua realidade e suas estratégias de
marketing digital devem ser voltadas ao contexto do negócio.
Quem deve investir
O marketing digital exige um investimento mais baixo em relação as
mídias tradicionais, portanto, ele acaba se tornando uma das
principais portas de entrada dos negócios no mundo do marketing.
Mas não só as pequenas empresas têm aderido à essa modalidade. Segundo o portal
meio & mensagem, globalmente, o mercado de comunicação deposita
20% de seu budget em anúncios para mídias sociais; 13%, para paid
display; e 12%, para TV, impresso e rádio. Só no ano de 2017, no
Brasil, foram investidos R$11,7 bilhões em campanhas no ambiente
online e a estimativa de acordo com a pesquisa “State of Ad Tech
2019” da Criteo é que até 2022 os profissionais de marketing
direcionem 88% dos bugets para campanhas digitais.
O que se esperar de uma campanha de marketing digital
O foco do marketing digital precisa ser a geração de interesse.
Com acesso aumentado às ferramentas de buscas, blogs, redes sociais, fóruns e
comunidades no meio digital, hoje os consumidores têm várias fontes
para buscar informações que antes eram restritas aos vendedores.
Essa democratização do acesso à informação tem “girado a
chave” das relações de consumo, dando ao consumidor o poder de
decisão. É possível que seu consumidor saiba absolutamente tudo
sobre seu produto antes mesmo de conversar com um vendedor.
Além da vantagem financeira, as ações de marketing digital têm a capacidade de
direcionar a mensagem do negócio a este público que está mais
propenso a comprar seus produtos e serviços.
Os maiores mitos quando o assunto é marketing digital e porque você não deve acreditar neles
Será mesmo que o número de fãs é a principal métrica das mídias
sociais? Ou você já se pegou pensando: será que meus clientes
sequer estão nas mídias sociais? Quanto mais gente ver seu anúncio
melhor? Ninguém mais lê e-mails? Automação de marketing é cara
demais para sua empresa?
De mídias sociais à automação de marketing, são tantos mitos difundidos por
aí que separamos, em parceria com a Resultados Digitais, um
compilado de algumas falácias a respeito do marketing digital.
Baixe o material e confira.