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78% dos resultados de 6 meses em apenas 30 dias com uma estratégia de marketing digital

O biênio 2020-2021 é indiscutivelmente um dos mais turbulentos para a economia mundial, a pandemia da Covid-19 mudou a forma de consumo de boa parte da população e fez com alguns segmentos fossem reduzidos a quase 10% do seu faturamento como foi o caso do setor de turismo.

No entanto, mesmo com boa parte das fronteiras fechadas a 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas mostrou que 85% das empresas de turismo se digitalizaram durante a pandemia.

Analisar todo esse contexto permitiu que desenvolvêssemos uma estratégia efetiva, assertiva e com resultados expressivos para um de nossos clientes que atua no segmento de turismo.

Como geramos resultados no segmento de turismo se ninguém pode(ia) viajar?

Ficar isolado em casa fez com que o consumidor buscasse por novos hobbies e conhecimento sobre assuntos do seu interesse e passado o susto dos lockdowns pelo mundo as buscas por viagens na internet começaram a ter volumes de buscas bem parecidos com o período antes da pandemia e é aí que entra a importância de uma boa estratégia de marketing.

Resultados das buscas no Google por termos sobre viagem
Volume de buscas no Google mostrando o comportamento dos usuários de janeiro de 2020 (antes de entrarmos na pandemia) e nos meses seguintes.

A análise desses dados nos deu parâmetros para entender como posicionar o site do nosso cliente, cuja a oferta de serviços engloba guias turísticos prontos com dicas e comentários dos próprios autores durante suas idas aos destinos ofertados e a venda de roteiros personalizados para turistas.

O cruzamento do comportamento dos usuários com as palavras-chaves que o site ranqueava no Google permitiu que desenhássemos uma estratégia alinhada com o desejo do consumidor e o rol de materiais já produzidos pelo cliente.

Palavra-chave Volume de buscas no Google Posição que o site aparece nas buscas
hungria 201000 89
copenhagen 27100 16
frankfurt 22200 19
lugares para viajar 18100 46
colonia 18100 88
colônia 12100 59
lugares para viajar no brasil 12100 85
capital da alemanha 9900 23
cidades de portugal 9900 38
el calafate 9900 69
calcular viagem 9900 81
carcassonne 8100 14
bremen 8100 41
nuremberg 8100 23
mont saint michel 8100 68
Tabela das palavras-chaves que o cliente ranqueia no Google e quantas buscas ocorrem mensalmente para esses termos

A fórmula é simples: se o site do cliente possui bons conteúdos que são desejáveis pelo consumidor, basta criarmos ações que façam com que um encontre o outro.

Como foi o resultado usando essa estratégia de encontrabilidade?

A estratégia em si

Antes de falar dos resultados em si, vale a pena explicar que encontrabilidade é proporcionar ao usuário da web encontre as informações contidas num site tanto dentro dele como através de mecanismos de buscas, como o Google, como através do compartilhamento de links em redes sociais ou outros sites.

Através do estudo das palavras-chaves criamos duas linhas de trabalho: 

Além disso, utilizamos as redes sociais do cliente para disseminar os conteúdos de blog post para usuários que tenham afinidade com o segmento do cliente. É importante frisar que para que ocorresse um resultado rápido e direcionado através das redes sociais fizemos o impulsionamento de algumas publicações das redes sociais gerando prova social social, através das curtidas e comentários e tráfego no site com o direcionamento do anúncio.

Cenário x resultado

Para um site que tinha em média 2500 usuários acessando seus conteúdos mensalmente e gerava 35 leads os resultados proporcionados em um dos meses do projeto (os outros meses continuam sendo incríveis também) mostram a assertividade de uma campanha estrategicamente estruturada e com um investimento em mídias pagas relativamente baixos.

Resultados do cliente em 30 dias de projeto comparado com 6 meses anteriores
A barra azul representa 30 dias rodando as estratégias do projeto apontando um resultado de 8.818 pessoas acessando o site do cliente, enquanto a soma de todos os pontos em laranja totalizam 11.369 pessoas

O gráfico acima demonstra um dos grandes feitos do projeto: geramos em apenas 30 dias o equivalente a 78% dos acessos de 6 meses somados do site do cliente.

Além disso, no mesmo período dobramos a quantidade de leads gerados no site.

Nas redes sociais os resultados também tiveram bons resultados, uma vez que os anúncios aumentaram a visibilidades dos conteúdos publicados.

Resultados no Facebook do cliente em 30 dias
Resultados no Facebook do cliente em 30 dias

Tanto no Facebook como no Instagram do cliente o volume de usuários engajados com a marca cresceu expressivamente, valendo destacar que o engajamento aconteceu de forma profunda, ou seja, não foram apenas curtidas nos posts, foram usuários comentando, compartilhando os conteúdos e passando a seguir a marca após degustar o conteúdo que viu pela primeira vez.

Engajamento no Instagram do cliente
Engajamento no Instagram do cliente demonstrando que as interações foram além dos likes e geraram novos seguidores para a marca

Por fim, uma estratégia bem pensada leva em consideração todos os aspectos dos canais utilizados pelo cliente, até mesmo a escolha de hashtags corretas para cada publicação ajudam na performance dos conteúdos, sendo super importante que cada post na rede social use termos relacionados como hashtags e não apenas um amontado de termos genéricos.

Hashtags usadas pelo cliente e os resultados proporcionados pela escolha
Hashtags usadas pelo cliente e os resultados proporcionados pela escolha

Sua empresa é 8 ou 80?

É bastante comum quando se fala de projeto de marketing digital citar a quantidade posts nas redes sociais, quantos stories a marca faz por dia e a estratégia acaba ficando de lado. Frequentemente lidamos com marcas que postam toneladas de imagens nas redes sociais e que geralmente não conseguem nem um volume expressivo de likes, o que podemos chamar de empresa 8, aquelas que não passam de 8 curtidas nos posts.

Assim como esse case de sucesso, nosso método de trabalho é focado na estratégia, ou seja, nem sempre é preciso volume de posts nas redes sociais, verbas surreais de mídia paga para gerar um bom resultado. Basta fazer um bom estudo de mercado e comportamento dos usuários e alinhar os pontos encontrados com as ferramentas de marketing disponíveis no mercado e pertinentes a cada tipo de empresa, que são os projetos que chamamos de 80, que como esse cliente relatado acima (dentre muitos outros) consegue gerar em 30 dias 78% do resultado de 6 meses.

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