Sebrae, G1 e Cooperative falam sobre marketing digital em Taquaritinga

Na noite da última terça-feira (19/02), aconteceu na cidade de Taquaritinga a primeira palestra itinerante do Link Interior – Conferência de Marketing Digital do Interior Paulista, reunindo profissionais de marketing, estudantes e empresários de toda a região.

Nem mesmo a chuva assustou o público que lotou o auditório da Câmara Municipal para assistir as apresentações do consultor de marketing e vendas do Sebrae Araraquara, Luiz Felipe Navarro, do CEO da Cooperative, Robson Galloppi e do diretor de mercados digitais e a executiva de contas do Portal G1, Mauricio Falsarella e Mariana Molina.

Abrindo o evento, Navarro trouxe um panorama do cenário das micros e pequenas empresas no que diz respeito ao uso da internet e das ferramentas de marketing digital. Dentre os dados apresentados, a pesquisa Transformação digital – Sebrae (2018) apontou que 90% das MPEs usam o celular dentro do seu negócio, 74% usam computador e 82% usam a internet. A pesquisa ainda aponta que, embora haja um grande volume de empresários com acesso à tecnologia, menos de 50% usam para se relacionar com os consumidores.

Luiz Felipe Navarro (Sebrae), falando sobre o cenário do marketing digital nas MPEs (Foto: Gabriela Mialich | Cooperative)

Num cenário onde apenas 27% das empresas possuem um site e 40% possuem uma página no Facebook, o empresário Robson Galloppi, trouxe para pauta pontos sobre como os empresários podem escolher qual a melhor rede social ou canal da internet para divulgar sua empresa. Dentre os assuntos abordados, Galloppi enfatizou a importância de uma boa pesquisa e planejamento antes de iniciar um trabalho de marketing. O conceito de horário nobre foi um dos tópicos que chamou a atenção do público e rendeu diversas perguntas, pois dados analíticos apresentados tanto pelo CEO da Cooperative, como pela equipe do G1/EPTV mostraram que a definição de horário nobre na internet está diretamente ligada como o perfil do consumidor.

Robson Galloppi, da Cooperative, falando sobre planejamento de marketing digital

Numa apresentação em dupla, Mauricio Falsarella e Mariana Molina do G1, maior portal de notícias do país, fecharam a noite com uma palestra desmistificando os investimentos nos grandes canais de mídia. Sempre mostrando as possibilidades de criação de mídias e conteúdos segmentados, Falsarella mostrou os volumes de acessos, sempre na casa dos milhões, que os portais alcançam mensalmente. A executiva de contas do portal global, fez questão de citar exemplos de investimentos para pequenas empresas, tantos nos portais de noticias, como nas ferramentas de vídeos do grupo EPTV.

Ao final das apresentações o publico presente pode esclarecer várias dúvidas sobre os assuntos discutidos e puderem entender a aplicação dos conteúdos em suas empresas.

O ciclo de palestras do Link Interior deve ocorrer ainda nas cidades de Araraquara, Matão, Itápolis e Ibitinga.