Idealizado em 2010 no Brasil pelo portal Busca Descontos, a Black Friday acontece sempre na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças lá nos EUA. No ano de 2018 ela foi responsável por R$2,6 bilhões de vendas nos e-commerces brasileiros e a expectativa é que neste ano o número de compradores nas lojas físicas se iguale aos do comércio eletrônico.
O que é a Black Friday
Ninguém sabe dizer ao certo qual a origem exata do nome, mas uma teoria é de que o termo foi criado por policiais da Filadélfia como referência ao caos do trânsito depois do feriado de Ação de Graças. Os lojistas então viram uma oportunidade de vender mais através de promoções para atrair as pessoas que passavam por lá.
Histórias a parte, a Black Friday se tornou uma das maneiras mais eficientes de varejistas queimarem os estoques para poderem renovar as mercadorias para o ano seguinte.
E neste ano e a expectativa é de que 58% dos consumidores comprem na Black Friday que acontece em 29 de novembro.
Dicas para preparar a sua empresa para vender mais
Segundo o Google, a Black Friday é uma porta de entrada para novos compradores online, principalmente para a classe C, que concentra o maior potencial de novos compradores tanto para a Black Friday quanto para e-commerce. Incríveis 61% deste público compraram pela primeira vez na Black Friday.
Nesta data é comum que as pessoas procurem por mais itens para si mesmas ou para sua casa, geralmente de alto valor agregado como TV, computadores, geladeiras e os tão bem aceitos smartphones.

Competir pela atenção de tanta gente em uma data tão importante não é uma tarefa fácil, por isso é crucial que sua empresa se prepare previamente, ainda segundo o Google através da pesquisa Provoque, 26% das pessoas que compraram na Black Friday em 2016 começaram a pesquisar 1 mês antes contra 18% que pesquisaram no dia da Black Friday.
Por isso, preparamos algumas ações de marketing que você pode começar a fazer hoje mesmo para aproveitar melhor a data. Confere com a gente:
Ações de marketing que você pode começar a executar hoje mesmo
- Defina as ofertas de produtos e monitore o estoque
- Envie informações sobre a Black Friday para seus leads
- Escolha os canais e faça um planejamento de publicações
- Publique e Impulsione suas ofertas
- Baixe o template que preparamos e atualize suas redes sociais com temas de Black Friday
Faça um levantamento do seu estoque e identifique quais produtos podem ser colocados em promoção ou quais tem alta procura e podem atrair mais clientes.
Verifique também seu estoque para saber se a quantidade de produtos disponíveis está de acordo com a projeção de vendas calculada para data ou se será necessário contatar fornecedores.
Além disso, fique de olho na logística e na margem de lucro para não ter prejuízo.
Renove sua base de leads através conteúdos ricos como infográficos, blog post, e-books e vídeos. Feito isso, avise seus leads e clientes que sua empresa irá participar da Black Friday, isso pode ser feito através de um disparo de e-mail marketing, uma landing page, banners no site da sua empresa ou um hotsite.
Você ainda pode enviar pré-ofertas para seus leads e clientes assim eles podem ir se programando para comprar.
Agora é hora de definir em quais meios as ofertas serão divulgadas, como redes sociais, Google Ads, e-mail marketing, anúncios em sites, entre outros. Dica: aposte em estratégias Omni Channel.
Após ter os canais definidos, monte um cronograma e uma pauta de postagens, definindo quando e quais promoções serão divulgadas e em quais canais.
Nesta etapa é necessário definir o quanto sua empresa pretender investir em mídia paga e qual o ROI esperado para a ação. Tendo isto definido, publique a oferta e impulsione a publicação – Facebook e Instagram costumam ser fortes aliados nesta estratégia – mas fique de olho no CPC, como muita gente deixa para anunciar na data, o custo por clique fica mais caro.
Com a Black Friday quase aí é preciso que as fotos de capa e de perfil das redes sociais estejam mais impactantes e chamem a atenção dos seus fãs e seguidores e, para te ajudar com isso, preparamos um template para capa + perfil de Facebook e postagem de produtos para Facebook e Instagram.
Baixe agora e faça bons negócios!
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