5 dicas para montar um orçamento de marketing digital efetivo

Thais Casagrande – Sócia e diretora administrativa da Cooperative Soluções em TI

Caroline Gandra – Consultora empresarial da Conscio Consultoria Empresarial

 

Fazer um orçamento de marketing é planejar para vender e crescer mais!

Um orçamento de marketing digital envolve diversos fatores, tal como o planejamento estratégico, onde é possível definir uma meta de investimentos e ações de marketing digital a serem executadas dentro de um período preestabelecido.

Além disto, para um orçamento de marketing digital efetivo, é importante conhecer dados de faturamento, projeção de vendas, metas e objetivos a serem alcançados, pois, somente assim será possível calcular um valor condizente com a realidade financeira da empresa e com os objetivos de marketing a serem alcançados.

O que é planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um processo gerencial no qual empresas decidem sobre a  alocação de seus recursos através da formulação de objetivos para seleção de programas de ação que serão executados em um período pré-definido como um ano, por exemplo. Um planejamento estratégico bem feito não só define de forma claras as metas e ações para alcança-las como também é o responsável por fazer com que as pessoas se sintam conectadas com o propósito da empresa.

Como planejamento estratégico afeta o orçamento de marketing

A falta de um bom planejamento estratégico dificulta a tomada de decisões de marketing digital, uma vez que é necessário saber quais os objetivos almejados pela empresa para que as ações sejam tomadas. Por exemplo, se uma empresa tem pretensão de crescer 5% ao mês através da venda de um novo produto, é preciso saber qual o valor disponível para investimento em marketing e qual o ROI (Retorno do Investimento) é esperado das ações propostas. Quanto maior o ROI, mais positiva foi a campanha.

Lembrando que qualquer decisão tomada sem planejamento, pode prejudicar a qualidade dos resultados e acarretar em um possível prejuízo para a empresa.

Como definir um orçamento de marketing digital

Um dos caminhos mais seguros para um orçamento de marketing digital efetivo é definir um percentual de investimento sobre o faturamento e margem da empresa através do histórico de vendas e margem de crescimento projetado.

Em outras palavras, é saber o quanto faturei no período, o quanto eu tenho para investir no momento e o quanto eu projeto crescer com esse investimento. Outro fator importante a se considerar é a avaliação constante da estratégia escolhida através de relatórios que comprovem os resultados obtidos a fim de analisar a viabilidade de se continuar investindo o valor previsto ou se será necessário recalculá-lo.

5 dicas para um orçamento de marketing efetivo

Aqui vão algumas dicas para guiar o processo de definição de orçamento:

  1. Estabeleça quais são as metas que pretende alcançar e analise o histórico de vendas e crescimento dos últimos 6 meses.
  2. Analise qual a margem de cada produto e alinhe o orçamento com o planejamento estratégico da empresa.
  3. Determine um orçamento para o período de 6 meses a 1 ano. Faça ajustes caso necessário, sempre tomando como base o planejamento estratégico e o histórico de vendas.
  4. Avalie a flexibilidade de possíveis mudanças no cenário estrutural. Faça previsões de valores e investimentos não planejados.
  5. Refaça a definição das ações após o período estipulado, usando o orçamento de marketing como ferramenta para tomada de decisões. Se necessário, refaça o cronograma.

Confira nosso case de sucesso: Como aumentamos em 82% as vendas de depilação da Clinica Pilares

Comece agora seu orçamento de Marketing Digital

Por ser intangível, o marketing digital muito frequentemente é tratado como uma despesa, cujo objetivo principal é só “fazer barulho” e, por isso, é comumente uma das primeiras despesas a serem cortadas.  A proposta aqui é justamente entender a importância do marketing digital aliado ao planejamento estratégico da empresa como fonte de receita mensurável através de métricas específicas e práticas que comprovem seu resultado – no caso, vendas!

Para isso, é indispensável saber como elaborar um orçamento efetivo, garantindo assim que os investimentos em marketing digital deixem de ser encarados como centro de custo, mas sim como uma máquina de aquisição de clientes!

 

Preparado para elaborar o orçamento de marketing digital da sua empresa? Então  obtenha a planilha exclusiva de orçamento de marketing digital que preparamos e bons resultados!

Imagem direcionando para landind page de download da planilha de marketing digital