Como melhorar o marketing digital da sua empresa?

Marketing Digital são ações que uma empresa executa através de mídias digitais, afim de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca

Passado o período de Black Friday e final de ano é comum que algumas empresas, principalmente ligadas ao comércio, sintam uma queda nas vendas e até mesmo interação nas redes sociais. Isso ocorre, geralmente, por conta da sazonalidade e até mesmo pela alta carga de impostos que chegam ao consumidor no inicio do ano. Mas afinal, como melhorar esse cenário?

No Brasil o marketing digital tem ajudado pequenas e médias empresas a atraírem novos clientes
No Brasil o marketing digital tem ajudado pequenas e médias empresas a atraírem novos clientes

Estratégias de marketing digital tem se tornado uma maneira de aumentar os resultados em empresas, principalmente nos micro e pequenos negócios. Isso porque, a maior parte da população está conectada à internet (cerca 70% da população possui um perfil no Facebook) e tem acesso a inúmeras informações diariamente, ou seja, é uma poderosa ferramenta para compartilhar informações sobre sua empresa para que seu público se interesse e seja estimulado a consumir.

5 DICAS PARA MONTAR UM ORÇAMENTO DE MARKETING DIGITAL EFETIVO

Os canais pelos quais sua marca pode utilizar vão além do Facebook e Instagram, como por exemplo blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mails, entre outros.

Mas será que as ações de marketing digital são cabíveis em todas as empresas? A resposta é sim! Não importa qual seja o seu ramo, pode ser universidades, ONGs, igrejas, o marketing digital pode ser customizado para qualquer negócio. Uma boa prova disso é o fato de que de 2016 para 2017 o número de usuários passou de 64,7% para 69,8% que é o equivalente a 181 milhões da população no Brasil.

Além de possibilitar analisar os seus resultados de maneira fácil e rápida e até mesmo em tempo real, é possível testar e observar a efetividade de cada ação realizada na internet.

Dentre tantas opções e conceitos, o que sua empresa deve estar atenta na hora de iniciar um projeto de marketing digital?

  • Funil de Vendas – são as fases que um consumidor passa durante o processo da compra, que vai desde compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.
  • Landing Page – são capturas de leads, nessa página você transmite conteúdos e/ou materiais de valor para que assim os visitantes mais interessados entre em contato com a sua marca. 
  • SEO – Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. São ações que melhoram o potencial de ranqueamento das páginas e conteúdos em serviços como o Google.
  • CTA – Call To Action, são botões com chamadas para ação que mantém o usuário no fluxo de funil de vendas, até que cheguem ao momento da compra.
  • Fluxo de Nutrição – é um meio pelo qual a ação de um usuário é transformada em gatilho de fluxo e mensagens, geralmente por e-mail que tem como objetivo ajudar o visitante a caminhar pelo funil de vendas.
  • Social media – esse é um dos termos mais populares na hora de falar em marketing digital, nesse tópico podemos falar do uso das redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube como ferramenta de marketing, cada uma com sua particularidade, abrindo um grande leque de opções para se comunicar na internet com diferentes públicos.

Agora que você já sabe como funcionam as estratégias de marketing digital, chegou a hora de colocar em prática na sua empresa. Lembre-se sempre que, independente da ferramenta utilizada, o grande trunfo para obter resultados na internet é entender o perfil dos seus consumidores.