Normalmente empresas que estão começando costumam armazenar e gerenciar dados dos clientes em agendas e planilhas, porém conforme a empresa vai crescendo esse tipo de controle se torna inviável.
Planilhas são difíceis de atualizar, interpretar e compartilhar com o time, anotações e e-mails acabam perdidos e a comunicação entre vendedores fica prejudicada. Com esses dados espalhados, torna-se difícil alinhar demandas e resultados para que todos possam trabalhar de maneira colaborativa e eficaz. Afinal, no mundo dos negócios, o relacionamento com o cliente é fundamental.
Mas como você pode gerenciar eficazmente essas relações e garantir que cada cliente receba a atenção que merece?
A resposta está no CRM, uma poderosa ferramenta que pode revolucionar a maneira como você interage com seus clientes e impulsiona seus negócios.
Mas afinal, o que é CRM?
“CRM, ou Customer Relationship Management, é uma abordagem estratégica para gerenciar e nutrir os relacionamentos com seus clientes. Ele envolve a coleta, organização e análise de informações sobre seus clientes para melhorar a experiência deles e aumentar a eficiência das interações comerciais.”
Em suma, CRM é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente que se concentra em entender, construir e manter relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes. A estratégia abrange desde o recolhimento à análise e uso de informações sobre os clientes para personalizar as interações, atender às suas necessidades e aumentar a satisfação, a fidelidade e o valor ao longo do tempo.
Quais os reais benefícios do CRM para o seu negócio?
Entre os benefícios do CRM, sem dúvida, o aumento da assertividade em ofertas é um dos mais importantes. Com o grande volume de informações que o software permite ter é possível também ter um acompanhamento preciso. Cada vendedor tem seu próprio registro de resultados no software, e esses números podem ser acessado por gestores.
Quando um gerente é capaz de identificar em que pontos os vendedores estão indo bem e em quais precisam melhorar, há base sólida para realizar planejamento estratégico focado em otimizar os resultados.
Outra vantagem interessante é o mapeamento da jornada do cliente.
É importante saber a frequência de compra do consumidor, o timing do estoque e se existe alguma sazonalidade de diminuição de vendas. Também com o CRM, o usuário tem gráficos, análise de dados e pode elaborar ações de vendas específicas. São informações que podem tornar a venda decisiva.
Assim, o vendedor consegue saber tanto o histórico quanto o comportamento de compras de cada cliente.
O controle das propostas ou cotações que são emitidas durante determinado período é uma vantagem importante a nível gerencial. Com um relatório online e de fácil acesso, o vendedor acompanha suas ofertas feitas aos clientes qualificados com muito mais efetividade.
O controle de propostas também dá suporte a análise de razões pelas quais um potencial venda foi perdida. Assim, é possível retomar o processo para conseguir finalizar o negócio, já conhecendo o que pode ter o impedido anteriormente. Isso significa a aplicação de ações corretivas com alta precisão.
A integração é um dos grandes benefícios do CRM, de alta relevância e que faz toda diferença nos resultados da empresa.
Nesse sentido, não há dúvidas de que o CRM é uma ferramenta altamente vantajosa. Ele é capaz de centralizar todas as informações da base de clientes e prospects em um só local, de maneira segura e fácil. Em vez de procurar em vários lugares, o vendedor precisa apenas logar com suas credenciais no CRM.
A centralização também minimiza riscos de perdas de informação, além de facilitar o registro de histórico de interações e negócios como cada cliente.
Marketing e Vendas precisam sempre conversar. Esses dois departamentos lidam com prospects e clientes, por isso, têm informações de interesse uns aos outros. Quando uma campanha de marketing gera leads, há informação valiosa para que os vendedores qualifiquem esses prospects e, a partir daí, consigam fechar negócio.
Vendedores, pela sua relação com clientes ativos, são capazes de conhecer como essas pessoas se comportam, seus hábitos de consumo e preferências. Essa informação é de grande importância e pode ser utilizada pelo Marketing para direcionar ações mais bem segmentadas.
Outro ponto fundamental é a automação de processos. Com um CRM, é possível automatizar uma série de tarefas, desde o envio de e-mails de boas-vindas até o acompanhamento pós-compra. Isso libera tempo e recursos da equipe, que podem ser direcionados para atividades mais estratégicas, como a criação de campanhas de marketing digital segmentadas.
De modo geral, é possível economizar recursos financeiros, principalmente em grande volume, analisando a quantidade de vezes em que ofertas de baixo potencial geram a necessidade de investimentos.
Qual o momento certo para implementar uma ferramenta de CRM?
Agora que você conhece as vantagens de implementar um CRM de vendas em sua empresa, podem surgir as questões: “será que está na hora de implementar a ferramenta?”, “será que é para o meu negócio?”.
Vale dizer que todas as empresas, independentemente de porte, segmento ou complexidade das vendas, podem se beneficiar dessa ferramenta.
Mas, se você ainda está em dúvida, observe estes pontos:
1. Quando você está fechando poucas vendas
Conquistar mais clientes passa por conhecer em qual ponto da jornada cada prospect se encontra, o que permite fazer uma abordagem mais certeira. Sem essas informações, fica mais difícil fechar negócio.
2. Quando seus processos estão funcionando mal
Quando o processo de vendas não está bem alinhado, o trabalho fica mais complicado e os custos aumentam. Além disso, leva-se mais tempo para responder às dúvidas dos clientes.
3. Quando você toma decisões com base em dados pouco precisos
Com relatórios imprecisos, é complicado descobrir em que pontos a sua empresa está acertando e em quais está falhando para fazer as mudanças necessárias.
Além de organizar o dia a dia de trabalho, o CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes. Assim, da próxima vez que tiver que entrar em contato, o vendedor terá à disposição o histórico de informações trocadas durante as ligações anteriores.
Agora que você já sabe como o CRM pode agregar à sua empresa, o que considerar na hora de contratar uma solução e se o seu negócio está pronto para começar, é hora de começar a avaliar as opções disponíveis no mercado.
O RD Station CRM é uma ferramenta intuitiva e fácil de usar — em poucas horas, você e seu time de vendas serão especialistas, sem a necessidade de horas de implementação. Com ele você registra atividades, controla seu processo comercial e visualiza o desempenho de todo time em tempo real.
Entre em contato conosco e veja como o CRM é mais do que uma escolha estratégica, é o segredo para aumentar suas vendas de forma consistente e lucrativa.
Fale agora com um especialista em marketing da Cooperative: