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Quer ver para crer? Conheça o marketing digital

Blog, Marketing Digital / Por #CooperaTIME / 3 de julho de 2017

Em algum momento da vida você já deve ter ouvido alguém dizer: “sou igual São Tomé, tenho que ver para crer” ou ainda o icônico apresentador Silvio Santos, em um desses quadros dizer “Eu só acredito… vendo”.

Ver para crer – o jargão de São Tomé

Reza a lenda que Tomé, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, teria duvidado quando seus companheiros disseram que seu líder havia ressuscitado e que eles o haviam visto. Tomé apresenta, em algumas passagens do livro bíblico, um comportamento meio baixo astral, um tanto quanto pessimista e em muitas vezes necessita de bons argumentos para entender algo. De acordo com a Bíblia, Jesus apareceu perante Tomé e os outros onze para que o mesmo pudesse “ver para crer” que ele havia ressuscitado, sendo essa a origem da famosa expressão.

O que esse jargão tem a ver com marketing digital?

Em meio a um cenário econômico turbulento, muitos empresários perdem o ânimo para manter o negócio, bem como para apostar em novas estratégias. Nem sempre os argumentos do time comercial da agência são suficientes para convencê-lo, ele quer ver resultados antes de investir ou destinar um orçamento maior para o projeto. E é quando se fala em ver resultados que as ferramentas do marketing digital se tornam ainda mais poderosas, a quantidade de dados e métricas que são geradas em tempo real permitem monitorar os  resultados e a efetividade de cada ação, dando condições para uma boa tomada de decisões.

Métricas em tempo real

Em serviços que englobam o marketing digital como e-mail marketing, postagens em redes sociais, blog posts, links patrocinados,por exemplo,  é possível visualizar o tempo todo o desempenho da divulgação, quantidade de interações, cliques e até mesmo o publico que está se relacionando com o canal.

E-mail marketing

No exemplo abaixo, realizado em um de nossos clientes, é possível analisar rapidamente alguns dados sobre um e-mail disparado a uma lista de e-mails.

exemplo de métricas e-mail marketing
Métricas rápidas de e-mail

Em uma campanha de e-mail marketing, métricas como taxa de abertura e cliques nos links contidos na mensagem são alguns dos dados que medem o sucesso da ação.

Website

Para empresas que possuem site, o Google Analytics fornece dados valiosos sobre o desempenho do seu link, mostrando por exemplo, se os acessos estão sendo feitos via computador ou celular.

Ainda no Analytics é possível ver quais páginas estão sendo acessadas, o canal de origem, como por exemplo, cliques oriundos de uma campanha de e-mail marketing e também dados demográficos como a cidade que o usuário está navegando no site.

Facebook

O Facebook é outra ferramenta que permite acompanhar em tempo real o desempenho de suas publicações, sejam eles orgânicas ou impulsionadas. Todos esses dados geram possibilidades para definir a estratégia e resultados que sua empresa pretende alcançar.

Analisar o ROI – Retorno sobre o investimento, é uma grande analogia ao jargão de São Tomé. É aqui que o “milagre” é comprovado. Analisar o ROI permite saber quantos clientes ou vendas as ações de marketing digital trouxeram, ou seja, quanto eu investi versus o quanto eu ganhei com isso.

Analisando o case a seguir:

Uma campanha de anúncios no Facebook teve um investimento total de R$75,00 e gerou 769 interações com uma publicação da rede social resultando em uma média de R$0,10 (dez centavos) de custo para adquirir uma interação.

Exemplo real do custo de aquisição de uma interação no Facebook

Se os números em relação ao custo para aquisição de uma interação chamam atenção, o ROI propriamente dito é ainda mais atrativo. Considerando o exemplo do case, o investimento de R$75,00 foi capaz de gerar 20 vendas, dando um ROI de cerca de R$500,00 por venda, ou seja,  um ROI 132 vezes maior que o investimento na ação.

Sintetizando: o poder das métricas do marketing digital

Apesar da dúvida sobre a efetividade de uma campanha de marketing ser algo comum, as ferramentas de marketing digital são capazes de fornecer dados poderosíssimos para tomadas de decisões – a maioria deles em tempo real – o que permite corrigir erros de estratégia, melhorar a efetividade de uma campanha e direcionar orçamento para ações que irão gerar mais resultados.

Gostou? Faça um raio-X do marketing digital da sua empresa e aumente os resultados das suas campanhas.

raio-x do marketing digital

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