Uma boa estratégia de inbound marketing requer estreitar o relacionamento com sua audiência através de conteúdos ricos e voltados para o estágio que eles estão na jornada de compra e assim alimentar o funil de vendas, mas para isso é preciso produzir conteúdos específicos voltados para cada uma destas etapas. Confira as 10 dicas de materiais para começar hoje mesmo a gerar leads qualificados em cada etapa do funil.
O que é um conteúdo para geração de leads
Ter um website por si só não é garantia de atração de oportunidades de negócio. Como você já sabe, as pessoas têm buscado por valor agregado antes de tomar uma decisão de compra.
Acontece que em uma estratégia de inbound marketing é preciso transformar visitantes em leads e estreitar o relacionamento com eles através da geração de conteúdos ricos e focados em conversão e, para isso, um simples formulário de contato já não é suficiente.
Os conteúdos ricos – ou ofertas ou ainda materiais educativos – são conteúdos pensados para sanar uma dor da audiência e conduzi-la dentro de uma jornada de compras alimentando o funil de vendas.
O funil de vendas mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até a retenção dele, isso acontece porque o processo de compras ocorre em etapas. Sabendo disso fica mais claro entender que o comportamento do lead muda de acordo com o momento em que está envolvido e o nosso papel é gerar conteúdos para mantê-los ativos e conduzir esses leads até as etapas finais do funil.
10 dicas geração de leads para cada etapa do funil
Separei aqui 10 tipos de conteúdos que você pode produzir levando em consideração cada etapa do funil. Do tão conhecido e-book até cadastros offline. Confira:
Topo de funil
Infográficos
Infográficos são conteúdos dinâmicos que geram valor através da mistura de texto e imagem. Você pode utilizar um infográfico para apresentar uma pesquisa, dados ou números, tornando a apresentação mais dinâmica, intuitiva e de compreensão mais fácil.
Apesar de existirem ferramentas gratuitas que ajudam na criação de infográficos, ainda é necessário um pouco de conhecimento em design para construir um material bem elaborado.
Checklist
Como o próprio nome sugere, são listas desenvolvidas de forma visual que ajudam as pessoas a se organizarem, planejarem ou a realizarem alguma tarefa específica.
Exemplo: Checklist: Como evitar a inadimplência com uma régua de cobrança
Como esse tipo de material rico é bastante abrangente, é possível utilizá-lo em vários momentos e por isso você pode aproveitar para usá-lo como auxílio para que seus leads realizem alguma tarefa que vai ajudá-los a passar pela jornada de compra.
Ferramentas e planilhas
Com alto potencial de geração de leads e baixa dificuldade de execução – pelo menos em termos de investimento de tempo – as ferramentas e planilhas são materiais ricos muito utilizados na estratégia de captação de leads pois ajudam público-alvo a resolver um problema específico que não pode ser resolvido com e-book ou um webinar.
Você pode oferecer tanto as ferramentas e planilhas especialmente criadas para seu público-alvo ou as que sua equipe já usa internamente, mas que sua audiência também pode se beneficiar.
Você ainda pode ofertar parte da solução do seu produto ou serviço em formato de ferramenta ou planilhas fazendo com que o lead experimente como é ter parte da dor sanada e então crie expectativas com relação à solução completa. Neste caso isso ajuda o lead a avançar na jornada de compra.
Exemplo: Calcule o orçamento ideal para seu projeto de Marketing Digital
Podcast
Podcasts são gravações em áudio com um ou mais participantes que abordam um tema específico para um determinado público-alvo. Exigem mais tempo investido, alguns equipamentos como microfones ou um celular que capte sons com boa qualidade e um lugar apropriado para gravação – basta ser um lugar com pouca incidência de ruídos e não necessariamente um estúdio – em contrapartida tem de médio a alto potencial de geração de leads.
Exemplo: Ouça o podcast Semana de Ouro, da Cooperative
Meio de funil
Pesquisas e estudos
Comumente inseridas em revistas, as pesquisas e estudos podem (e devem!) virar conteúdo rico com a finalidade de gerar leads. As pesquisas e estudos exigem um pouco mais de tempo investido, por isso possuem maior grau de dificuldade para criação, o que é compensado pelo potencial de geração de leads considerado de médio a alto.
Webinars
Webinars são como palestras que podem ser gravadas ou transmitidas ao vivo via internet. Por possuir um toque mais pessoal – pode ser feito por uma ou mais pessoas e incluir convidados – ajuda a aproximar o cliente da empresa.
Os webinars ao vivo tem a vantagem de permitir a interação com quem está assistindo além de criar o compromisso de produzir conteúdo sobre o assunto até o dia de sua transmissão.
E-books
Entre as ofertas mais clássicas de geração de leads os e-books tratam de um tema específico de forma mais aprofundada do que em um blog post, por exemplo. Apesar de ter maior dificuldade para elaboração o potencial de geração de leads é altíssimo, fazendo dessa opção uma das mais utilizadas atualmente.
Fundo de funil
Catálogo de produtos
Um catálogo de produtos é nada mais do que uma listagem dos produtos que sua empresa oferece elencados com a descrição, código e imagem de cada um. Caso sua empresa já possua um é só disponibilizá-lo através de uma landing page. Um lead que baixa um catálogo de produtos é considerado um lead quente, pois já está na fase de decisão de compra.
Diagnósticos, conversa com especialista ou avaliações gratuitas
Oferecer um diagnóstico é uma maneira de mostrar que você – ou sua empresa – é especialista no assunto pois é uma ótima oportunidade de fazer um gancho e reforçar as dores que o lead pode ter e que seu produto ou serviços resolve. Um diagnóstico ou conversa com especialista deve requer de 30 minutos a 1 hora para cada lead então, se sua empresa contar com uma equipe de vendas é hora de acioná-los e incluir esse tipo de oferta na rotina deles.
É importante ressaltar que embora seja uma ação de fundo de funil e os leads poderem ser extremamente qualificados – ou seja, estão mais próximos do estágio de compra – a recomendação é não tentar vender o produto ainda e sim reforçar os problemas atuais que o lead passa e as oportunidades que ele tem de sanar.
Exemplo: Diagnóstico do Instagram – Descubra quais pontos você pode melhorar no seu perfil
Cadastro offline
O cadastro offline pode ser feito quando os clientes estivem em sua loja física, neste caso é recomendado que se crie uma landing page específica que deve ser preenchida na loja. Ao cadastrar o cliente nesta landing page é possível executar algumas ações como por exemplo gerar um fluxo de automação de marketing. Ainda, por meio dessa ação, é possível medir recompra e fazer ações de descontos exclusivos, por exemplo.
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