Assim como na vida pessoal, o planejamento financeiro é de grande importância para as empresas, é ele quem pode definir o sucesso ou fracasso do seu empreendimento.
Mas na prática o que vemos não é bem assim. Quando negligenciamos um planejamento financeiro várias “dores de cabeça” aparecem como: atraso nas parcelas do cartão de crédito, financiamento da casa saindo do controle, impostos que deixam de serem pagos e demais outros gastos. Isso pode se transformar em uma grande bola de neve ao ponto de comprometer um orçamento todo.
No ramo empresarial essas dores têm um efeito muito maior. Atraso no pagamento dos colaboradores, impostos que não são recolhidos, falta de investimentos e inevitavelmente a falência do negócio.
Fica claro que manter uma boa saúde financeira é mais que uma necessidade , é uma exigência, seja na sua casa, seja na sua empresa.
Mas afinal, o que é um planejamento financeiro?
Um planejamento nada mais é do que uma projeção dos gastos(despesas) e ganhos(receitas), que tem como objetivo detalhar a situação econômica e ajudar na tomada de decisões sobre o presente e o futuro, seja pessoal ou empresarial.
Qual a sua importância para as empresas?
Todo empreendedor tem o desejo de crescer, de ser tornar referência e autoridade do ramo o qual atua, não é mesmo? E como fazer isso sem saber quanto exatamente de dinheiro entra e sai do caixa?
Não saber isso compromete todo o planejamento, impede a empresa de realizar investimentos e pode ser um fator chave para a falência.
Por outro lado, ter informações precisas sobre as finanças faz com que o seu esforço seja melhor direcionado, dá mais robustez nas estratégias e ajuda a enfrentar possíveis crises globais ou do ramo de atuação do seu empreendimento.
Também é um importante aliado para se alcançar o cumprimento de obrigações financeiras como pagamento de salários, parcelas de empréstimos e quitação de dívidas.
Quero começar hoje mesmo, o que faço?
Alguns passos para a elaboração de um bom planejamento financeiro podem ser usados. Confira:
- Controle receitas e despesas
Ter um controle preciso do que é gasto e do que é ganho no seu empreendimento é fundamental, só assim você poderá dar início no planejamento.
- Pesquise antes de comprar
Com as informações sobre receitas e despesas em mãos, você sabe quanto pode gastar na hora de realizar aquisições, sendo possível comparar preços e fazer as melhores escolhas.
- Defina objetivos
Com as finanças sob seu controle, os objetivos a curto, médio e longo prazo passam a ser mais precisos. Isso te ajuda a definir a importância de por exemplo, a aquisição de algum equipamento.
- Tenha metas definidas
Assim como definir objetivos, ter metas bem definidas também é muito importante. São elas que podem mostrar onde você quer chegar e como chegar. Um exemplo é a expansão da empresa. O que é necessário para se alcançar isso? Quanto é preciso aumentar no faturamento? Quanto economizar? Metas precisam ser mensuráveis e atingíveis.
- Documente tudo
Seja em papel, planilhas eletrônicas ou editor de textos, registre e organize tudo o que acontece com o financeiro da sua empresa. Este ato te dará maior exatidão e tranquilidade no cumprimento de todas as metas.
- Aprenda com dicas de especialistas
Conhecimento é sempre bom e contar com dicas de especialistas faz toda a diferença no planejamento para o seu negócio prosperar.
Confira o primeiro episódio do podcast semanal da Cooperative, o Semana de Ouro. Neste episódio Robson Galloppi e Aristeu Silva conversam com Alex Portilho, consultor financeiro com mais de 10 anos de experiência e dá dicas imperdíveis sobre finanças.
Postagens relacionadas:



