Um novo ano se inicia e com ele vem também novas oportunidades para o seu negócio. Aproveite o período propício e planeje como serão os próximos meses da sua empresa e o que você vai fazer para atingir seus objetivos.
Para te ajudar nesta tarefa eu trouxe aqui 6 dicas de como criar um planejamento de marketing para esse ano que se inicia.
1) Você deve parar de tratar o marketing da sua empresa como “perfumaria”
É importante que as empresas parem de ver a área de marketing como acessório e passe a enxergar como área-chave com capacidade de potencializar vendas, criar autoridade e engajar os colaboradores e a comunidade. Para se ter uma ideia, nos EUA, empresas que atuam com SaaS (Software As A Service – ou Software Como Serviço) chegam a investir, em média, 50% da receita com aquisição de novos clientes.
2) Realize um diagnóstico da sua situação atual
As taxas de conversão do funil de vendas são métricas essenciais para o seu negócio. Calcule quantos visitantes seu site recebeu em um período pré-estabelecido, quantos desses visitantes viraram leads, quais desses leads se tornaram oportunidades e quais dessas oportunidades finalmente geraram vendas. Tendo essas métricas claras é possível diagnosticar se existem etapas que estão performando abaixo do esperado e assim desenvolver ações específicas para cada uma delas. Fazendo essa análise também é possível verificar se o volume de cada etapa está atendendo às metas da empresa, por exemplo: sua empresa pode estar convertendo oportunidades em vendas muito bem, porém em volume insuficiente para gerar a receita projetada.
3) Defina um orçamento a ser trabalhado
Para se definir um orçamento de marketing é necessário levar trazer em pauta alguns fatores como o quanto a empresa deseja investir no ano levando em consideração sua receita e seus concorrentes, o estágio financeiro em que está e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) – que é basicamente o que a empresa ganha e gasta com cada cliente que está atraindo. Com esses números em mãos é possível projetar o orçamento de acordo com as oportunidades do negócio, mas lembre-se: você estará projetando um orçamento para um período pré-determinado e por isso, além destes fatores, também deve levar em consideração o mercado no qual está inserido, pois o orçamento definido influenciará na execução das ações ao longo do período e é fundamental que aja alinhamento entre as ações que serão executadas, o mercado de atuação do negócio e como sua empresa se posiciona nele.
4) Identifique seus objetivos para o ano
Definir os objetivos de marketing para o ano é um passo decisivo para o planejamento afinal, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Defina seus objetivos de forma clara levando em consideração o estágio atual da empresa e o orçamento disponível para a área de marketing. De forma genérica, sua empresa pode almejar alguns desses objetivos:
Gerar leads
Aumentar tráfego do seu site
Aumentar engajamento nas redes sociais
Criar autoridade da marca
Vender para os leads
Otimizar a conversões do funil
5) Coloque os objetivos em prática
Tendo os objetivos listados é hora de transformá-los em ação. Você pode expandir os objetivos em projetos para que as ações a serem executadas fiquem mais claras e o acompanhamento mais eficiente.
Se o objetivo principal é gerar leads e você está começando agora a adotar essa estratégia, um exemplo de ação recomendada é começar a gerar leads para topo de funil.
Neste estágio o foco é em aumentar a taxa de conversão de visitantes do seu site para leads. Para isso um bom plano de execução inclui:
Definir a oferta a ser trabalhada
Criar a oferta
Criar uma landing page para captação dos leads
Revisar e testar o fluxo da landing page
Enviar e-mail mkt para a base de leads atual (caso já tenha uma)
Inserir as CTAs (call to action) no site
Postar e promover material nas redes sociais da empresa
Fazer blog post no blog da empresa
Fazer um fluxo de nutrição de leads
6) Acompanhe as entregas
Avalie se os resultados estão condizentes com as metas, alinhe as expectativas com relação aos objetivos dos projetos, avalie a cadência dos objetivos para identificar quais estão amarrados em outros (como por exemplo se o objetivo B depende do término ao A para ser iniciado) e garanta que estão sendo compartilhados de forma clara com o time e integrados aos objetivos estratégicos do negócio. Lembre-se, o acompanhamento é tão importante quanto a execução. 😉
Postagens relacionadas:



