Idealizado em 2010 no Brasil pelo portal Busca Descontos, a Black
Friday acontece sempre na sexta-feira após o feriado de Ação de
Graças lá nos EUA. No ano de 2018 ela foi responsável por R$2,6
bilhões de vendas nos e-commerces brasileiros e a expectativa é que
neste ano o número de compradores nas lojas físicas se iguale aos
do comércio eletrônico.
O que é a Black Friday
Ninguém sabe dizer ao certo qual a origem exata do nome, mas uma
teoria é de que o termo foi criado por policiais da Filadélfia como
referência ao caos do trânsito depois do feriado de Ação de
Graças. Os lojistas então viram uma oportunidade de vender mais
através de promoções para atrair as pessoas que passavam por lá.
Histórias a
parte, a Black Friday se tornou uma das maneiras mais eficientes de
varejistas queimarem os estoques para poderem renovar as mercadorias
para o ano seguinte.
E neste ano e a
expectativa é de que 58% dos consumidores comprem na Black Friday
que acontece em 29 de novembro.
Dicas para preparar a sua empresa para vender mais
Segundo o Google, a Black Friday é uma porta de entrada para novos
compradores online, principalmente para a classe C, que concentra o
maior potencial de novos compradores tanto para a Black Friday quanto
para e-commerce. Incríveis 61% deste público compraram pela
primeira vez na Black Friday.
Nesta data é
comum que as pessoas procurem por mais itens para si mesmas ou para
sua casa, geralmente de alto valor agregado como TV, computadores,
geladeiras e os tão bem aceitos smartphones.

Competir pela atenção de tanta gente em uma data tão importante
não é uma tarefa fácil, por isso é crucial que sua empresa se
prepare previamente, ainda segundo o Google através da pesquisa
Provoque, 26% das pessoas que compraram na Black Friday em 2016
começaram a pesquisar 1 mês antes contra 18% que pesquisaram no dia
da Black Friday.
Por isso,
preparamos algumas ações de marketing que você pode começar a
fazer hoje mesmo para aproveitar melhor a data. Confere com a gente:
Ações de marketing que você pode começar a executar hoje mesmo
-
- Defina as ofertas de produtos e monitore o estoque
Faça um
levantamento do seu estoque e identifique quais produtos podem ser
colocados em promoção ou quais tem alta procura e podem atrair mais
clientes.
Verifique também seu estoque para saber se a quantidade de produtos disponíveis está de acordo com a projeção de vendas calculada para data ou se será necessário contatar fornecedores.
Além disso, fique de olho na logística e na margem de lucro para não ter prejuízo.
-
- Envie informações sobre a Black Friday para seus leads
Renove sua base
de leads através conteúdos ricos como infográficos, blog post,
e-books e vídeos. Feito isso, avise seus leads e clientes que sua
empresa irá participar da Black Friday, isso pode ser feito através
de um disparo de e-mail marketing, uma landing page, banners no site
da sua empresa ou um hotsite.
Você ainda pode
enviar pré-ofertas para seus leads e clientes assim eles podem ir se
programando para comprar.
-
- Escolha
os canais e faça um planejamento de publicações
- Escolha
Agora é hora de
definir em quais meios as ofertas serão divulgadas, como redes
sociais, Google Ads, e-mail marketing, anúncios em sites, entre
outros. Dica: aposte em estratégias Omni Channel.
Após ter os
canais definidos, monte um cronograma e uma pauta de postagens,
definindo quando e quais promoções serão divulgadas e em quais
canais.
-
- Publique e Impulsione suas ofertas
Nesta etapa é
necessário definir o quanto sua empresa pretender investir em mídia
paga e qual o ROI esperado para a ação. Tendo isto definido,
publique a oferta e impulsione a publicação – Facebook e
Instagram costumam ser fortes aliados nesta estratégia – mas fique
de olho no CPC, como muita gente deixa para anunciar na data, o custo
por clique fica mais caro.
-
- Baixe o template que preparamos e atualize suas redes sociais com temas de Black Friday
Com a Black Friday quase aí é preciso que as fotos de capa e de
perfil das redes sociais estejam mais impactantes e chamem a atenção
dos seus fãs e seguidores e, para te ajudar com isso, preparamos um
template para capa + perfil de Facebook e postagem de produtos para
Facebook e Instagram.
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